Como aumentar o score de crédito?

Home > Tudo sobre crédito > Como aumentar o score de crédito?

Saiba como aumentar a sua pontuação e ter mais facilidade na hora de pedir empréstimos e financiamentos

Introdução

Como aumentar o score é uma das principais dúvidas das pessoas. Afinal, ter uma pontuação baixa gera uma série de dificuldades na hora de pedir  crédito nos bancos ou fazer compras parceladas em lojas, por exemplo.

Isso porque as empresas acessam o score para terem informações sobre o perfil de pagamento do consumidor.  

Quando a pontuação é ruim, existe um risco maior de inadimplência e o crédito costuma não ser liberado.

Se você também quer entender como melhorar seus pontos, leia este artigo até o final!

Como aumentar o score de crédito?

Para aumentar o score é fundamental manter todos os seus débitos em dia, efetuando sempre o pagamento de cartões, financiamentos e empréstimos até a data do vencimento. 

Lembre-se de que cada vez que existe um atraso a tendência é que o score diminua, fazendo com que o consumidor seja visto como um mau pagador pelas empresas.

Um outro hábito que prejudica a pontuação é o pagamento mínimo da fatura do cartão de crédito. Portanto, procure sempre pagar toda a fatura, mesmo porque os juros do rotativo são altíssimos.

Os birôs de crédito também recomendam que os clientes mantenham seus dados cadastrais sempre atualizados nos sistemas dessas instituições. 

Isso porque a facilidade de encontrar um consumidor em caso de atraso de pagamento também é levada em consideração pelas empresas.

Mas não se esqueça: para quem está com o nome sujo, o primeiro passo para aumentar o score é quitar as dívidas que estiverem no cadastro negativo e limpar o nome o mais rapidamente possível.

Afinal, de acordo com os próprios birôs de crédito, um dos principais inimigos de uma boa pontuação é ter o nome negativado.

Se quiser saber mais sobre como limpar o seu nome, fizemos um vídeo especialmente para ajudar você a sair dessa situação. Confira abaixo.

O que faz o score subir?

O que faz o score subir são os bons hábitos de pagamento do consumidor. Não dá para ter score alto se você esquecer de pagar a conta de água na data certa, atrasar a conta de internet, ou só quitar a conta de luz quando receber aviso de corte.

Por mais que muitas vezes seja difícil pagar contas e dívidas, é importante fazer um planejamento financeiro e tentar manter todos os seus débitos em dia para conseguir um score mais elevado.

É importante fazer um planejamento financeiro e tentar manter todos os seus débitos em dia para melhorar o score (Unsplash/Gabrielle Henderson)

Quanto tempo leva para aumentar o score?

Quem está com uma nota baixa muitas vezes tem pressa para aumentar a pontuação. Afinal, isso pode garantir um empréstimo no banco ou então aquele financiamento que está difícil de ser aprovado. Mas será que há uma regra de tempo para que a pontuação suba? Veja abaixo:

Como aumentar o score em 30 dias?

A pontuação do score depende de uma série de fatores e informações que são utilizadas pelos birôs de crédito. Todos os dados são analisados pelo sistema para que a nota do consumidor seja definida.

Isso quer dizer que não existe uma fórmula mágica para aumentar o score em apenas 30 dias. Se a sua pontuação está baixa e você quer melhorar isso, precisa tomar uma série de atitudes que já informamos neste artigo, como limpar seu nome o quanto antes, manter todos os pagamentos em dia, evitar o rotativo do cartão, etc.

Ainda assim, não dá para afirmar que seu score irá subir em apenas 30 dias, porque estas são mudanças que acontecem no médio e longo prazo.

Portanto, não espere resultados em apenas um mês. Mas saiba que se você continuar com hábitos financeiros saudáveis e sem dívidas vencidas, a tendência é que seu score aumente.

Consigo aumentar o score em 7 dias?

Sete dias é um tempo muito curto para que você consiga aumentar seu score. Se você precisa que essa pontuação fique mais alta, deve começar o quanto antes a trabalhar para isso, seguindo as dicas que demos neste artigo.

Mas não espere mudanças na nota em apenas uma semana, porque com certeza irá se decepcionar.

É possível subir o score em 24 horas?

Aumentar o score em apenas 24 horas não é possível. Afinal de contas, o sistema de pontuação precisa entender que há uma tendência de mudança nos seus hábitos de pagamento e isso não acontece do dia para a noite.

Mesmo quando seu nome está negativado e você paga a conta atrasada, levará algum tempo até que o score volte a subir. 

Leia mais: O que é e como funciona o SCPC, SPC e Serasa

Melhorar o score com o nome sujo

Um dos principais fatores que afetam uma boa pontuação é ter o nome negativado nos órgãos de proteção ao crédito, como SPC, Serasa e SCPC.

Então, se você está com o nome sujo, o primeiro passo para aumentar o score é quitar as dívidas que estiverem no cadastro negativo e limpar o nome o mais rapidamente possível.

Para isso, acesse o site dos birôs que possuem cadastro de clientes negativados e faça uma pesquisa de todas as dívidas em aberto.

Com essas informações em mãos, você deve tentar fazer uma negociação com os credores.

Nesta hora, é importante avaliar informações como a taxa de juros do parcelamento da dívida e os descontos para o pagamento à vista.

Aumentar o score com o nome limpo

Se o seu nome está limpo, mas mesmo assim seu score de crédito é baixo, provavelmente seus hábitos de pagamento estão atrapalhando a sua pontuação.

 Por isso, comece a se atentar para a data de vencimento das contas e mantenha todos os seus débitos em dia, tomando muito cuidado para não atrasar nenhum deles. 

 Se você paga sempre o mínimo da fatura do cartão, isso também está afetando sua pontuação, além de ser péssimo para as finanças por conta dos juros altos. Portanto, procure sempre pagar toda a fatura.

 Por fim, mantenha seus dados cadastrais sempre atualizados nos sistemas dos birôs de crédito.  Isso porque a facilidade de encontrar um consumidor em caso de atraso de pagamento também é levada em consideração pelas empresas.

Acesse o site dos birôs e mantenha seus dados cadastrais sempre atualizados. (Unsplash/janeb13)

Dicas para melhorar o score

Veja algumas dicas que selecionamos para que você consiga aumentar a sua pontuação:

Mantenha os pagamentos em dia

Mantenha todos os seus pagamentos em dia e evite ao máximo atrasar qualquer conta. 

Pagar o valor total da fatura do cartão de crédito, por exemplo, pode ser algo bastante positivo.

No entanto, se você pagar o mínimo do total da sua fatura ou um valor menor, sua pontuação tende a cair.

Mantenha seus dados atualizados

É muito importante manter suas informações em dia.

Portanto, mantenha seus dados cadastrais sempre atualizados nos sistemas dos birôs de crédito, principalmente endereço, telefone e e-mail. 

Quite as dívidas que estão deixando seu nome sujo

Outro ponto que pode ajudar você a aumentar o score é quitar dívidas que deixam seu nome sujo. 

Assim, se o seu nome está negativado, o primeiro passo para aumentar o score é quitar todas as dívidas que estiverem sujando o seu CPF. 

Conclusão

O mais importante é que você entenda que se o seu score estiver baixo, você vai precisar tomar uma série de atitudes para mudar essa situação.

Afinal de contas, aumentar o score é um processo que depende de uma série de fatores e que não acontece do dia para a noite.

Lembre-se de que com o score alto você terá mais facilidade de conseguir empréstimos e vários outros produtos financeiros.

Então comece o quanto antes a mudar seus hábitos de pagamento, procurando ter uma vida financeira organizada!

Com o score alto você terá mais facilidade de conseguir empréstimos e vários outros produtos financeiros, como cartões de crédito. (Pixabay/rupixen)

Gostou? Confira outros conteúdos:

Empréstimo consignado: Vale a pena fazer?
Entenda o que é inadimplência e saiba como evitá-la

Equipe alt.bank

Nosso time de especialistas está focado em criar conteúdos relevantes para te ajudar a ter mais autonomia financeira e promover um sistema financeiro mais justo no Brasil.

Deixe um comentário