Cadastro positivo: Entenda tudo sobre o assunto

Home > Tudo sobre crédito > Cadastro positivo: Entenda tudo sobre o assunto

Você sabe o que é cadastro positivo? Se você ainda não conhece esse sistema, é importante passar a entender como ele funciona.

Afinal de contas, esse cadastro ajuda a sua vida financeira na hora de conseguir aprovação de empréstimos, financiamentos e fazer pagamentos parcelados em lojas, pois o sistema mostra os bons hábitos de pagamento das pessoas.

Para você entender melhor como funciona o cadastro positivo, leia esse artigo que preparamos com as informações mais relevantes sobre esse assunto.

O cadastro positivo ajuda a sua vida financeira na hora de conseguir aprovação de empréstimos e financiamentos (Unsplash/Christopher Gower)

O que é cadastro positivo?

O cadastro positivo é um sistema que mostra o histórico das suas operações de crédito, levando em consideração os seus hábitos de pagamento de todas as suas contas e boletos.

 O Brasil já soma mais de 110 milhões de CPFs incluídos no Cadastro Positivo, segundo dados atualizados no final de 2020.

O Brasil já soma mais de 110 milhões de CPFs incluídos no Cadastro Positivo (Unsplash/Ryoji Iwata)

Como ele funciona?

O sistema funciona assim: cada boleto, empréstimo, financiamento ou outra conta que esteja em seu nome é levada em consideração para criar o seu histórico do cadastro positivo.

Isso quer dizer que sempre que você paga as suas contas em dia, ou até mesmo antes do vencimento, seu cadastro é alimentado com essa informação.

Desta forma, sempre que alguma empresa consultar o cadastro positivo em seu nome, ela vai poder avaliar se você tem histórico de bom pagador, quitando os seus débitos sem nenhum atraso.

Dessa maneira, as chances de você conseguir aprovação de crédito quando precisar serão maiores.

Quais empresas participam do cadastro positivo?

Todas as empresas do sistema financeiro, que oferecem empréstimos e financiamento, participam do cadastro positivo.

Além delas, desde 2020 o cadastro também passou a incluir dados de contas de consumo, como água, energia elétrica, gás, operadoras de telefonia e TV à cabo.

Isso quer dizer que sempre que você paga a conta de luz ou água em dia, essa informação passa a constar no seu cadastro positivo. O mesmo acontece com seus empréstimos, financiamentos e com a fatura do cartão de crédito.

Cadastro positivo aumenta score?

Sim. Segundo informações disponíveis no site dos birôs de crédito, como SPC e Serasa, ter um cadastro positivo ativo ajuda a aumentar o score, já que para estabelecer a pontuação este é um dos critérios utilizados.

O cadastro positivo é uma ferramenta importante para quem quer construir a reputação de bom pagador, já que ele mostra todo o histórico de pagamentos em dia.

Justamente por isso, sempre que você quita alguma dessas contas sem nenhum atraso, o seu cadastro agrega essa informação e isso terá um peso relevante no cálculo do seu score de crédito.

Como fazer o cadastro positivo?

O cadastro positivo é automático para todas as pessoas que possuem algum tipo de empréstimo, financiamento ou outro produto de crédito bancário. 

Como atualizar o cadastro?

As informações do seu cadastro positivo são atualizadas automaticamente pelas empresas que fazem parte desse sistema, como os bancos, financeiras e também as concessionárias de energia elétrica, água, etc.

Ou seja, cada dívida ou conta que você paga em dia entra no banco de dados e influencia no seu cadastro positivo.

No entanto, se você perceber que não estão aparecendo as informações de pagamentos de seus empréstimos ou financiamentos em seu Cadastro Positivo, solicite à empresa com a qual você tem contrato de crédito o envio de seus dados positivos (histórico de pagamentos) ao birô de crédito.

“Quando recebermos os dados, o Cadastro Positivo será atualizado”, explica a Serasa em seu site.

As informações do cadastro positivo também são atualizadas automaticamente pelas concessionárias de energia elétrica, água, etc. (Unsplash/Akshay Paatil)

Como saber se faço parte do cadastro positivo?

Como citamos anteriormente, a ativação do cadastro positivo é automática para todas as pessoas que possuem crédito no sistema bancário, como empréstimos ou cartão de crédito, além de crediários em lojas.

Mas para ter certeza se você possui o cadastro positivo e consultar o seu, você pode acessar o sistema dos birôs de crédito, como SPC Brasil, Serasa, Quod e Boa Vista.

Cada um desses birôs possui um sistema próprio de consulta do cadastro positivo e você precisa fazer um cadastro, fornecendo seus documentos e dados pessoais para conseguir ter acesso às informações.

Como faço para cancelar o cadastro positivo?

Para fazer o cancelamento do cadastro positivo basta fazer a solicitação para algum dos birôs de crédito.

O cancelamento pode ser realizado por telefone, e-mail ou então pelo formulário disponível no site dessas instituições.

O que acontece se eu sair do cadastro positivo?

O cadastro positivo é um sistema que ajuda os clientes que são bons pagadores a terem mais chances de conseguirem acesso a empréstimos, financiamentos ou crediários sempre que precisarem. 

Por isso, quando você cancela o seu cadastro positivo, as empresas que fazem essa consulta possuem menos informações sobre o seu histórico de crédito e isso poderá dificultar a aprovação de pedidos de empréstimo ou crediário, por exemplo.

 “Ao suspender seu Cadastro, os birôs continuam recebendo os dados, mas não podem repassá-lo às empresas que usam a pontuação”, explica o Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor). 

Ou seja, você poderá cancelar o cadastro a hora que quiser.  Mas o ideal é se esforçar para ser um bom pagador e manter o cadastro positivo ativo, pois isso vai facilitar a sua relação com os bancos ou outras empresas sempre que precisar de crédito.

Conclusão

O cadastro positivo pode ser um ótimo aliado do consumidor, já que esse sistema permite que as pessoas que pagam as suas contas até o vencimento sejam beneficiadas quando precisarem de crédito nos bancos ou financeiras, ou então quiserem abrir um crediário em alguma loja.

Por isso, mantenha suas contas sempre em dia, evitando fazer os seus pagamentos em atraso.  Além de evitar que você gaste dinheiro com juros e multas, esse tipo de atitude ainda melhora o seu cadastro.

Dessa forma, você terá uma vida financeira mais saudável e conseguirá fazer um planejamento do seu orçamento mais facilmente.

Equipe alt.bank

Nosso time de especialistas está focado em criar conteúdos relevantes para te ajudar a ter mais autonomia financeira e promover um sistema financeiro mais justo no Brasil.

Deixe um comentário