Cartão clonado? Saiba o que fazer

Home > Conta digital > Cartão clonado? Saiba o que fazer

Ter o cartão de crédito clonado pode resultar em uma grande dor de cabeça. Quando isso acontece, é preciso tomar medidas urgentes para evitar novas compras indevidas e transtornos ainda maiores.

Mas você sabe exatamente o que é necessário fazer se o seu cartão for clonado? Ou, ainda mais importante, como evitar que isso aconteça com você?

Neste artigo nós passamos todas as informações que você precisa para agir em caso de clonagem e também para se prevenir desse tipo de situação. Leia até o final!

Teve o cartão clonado? Veja o que fazer

Se o seu cartão de crédito for clonado, você terá que tomar uma série de medidas. Veja abaixo o que precisa ser feito nesses casos:

Cancelar o cartão

A primeira atitude que deve ser tomada em caso de clonagem é comunicar o banco ou administradora do cartão e solicitar o cancelamento ou o bloqueio do cartão imediatamente.

Isso vai evitar que novas compras indevidas sejam efetuadas pelos fraudadores.

A primeira atitude que deve ser tomada em caso de clonagem é comunicar o banco ou administradora do cartão e solicitar o cancelamento

Acessar a fatura

Depois que você tiver certeza de que o cartão está cancelado ou bloqueado pela administradora do cartão, deve acessar a sua fatura para verificar o histórico de compras efetuadas e saber se alguma compra fraudulenta foi realizada.

Caso existam compras que você não reconhece, deverá informá-las para a administradora do cartão, solicitando o estorno dos valores cobrados..

Fazer um BO

Se seu cartão for clonado, é importante fazer um BO (Boletim de Ocorrência) informando sobre o ocorrido e passando todos os dados das compras que foram realizadas indevidamente.

Solicitar um cartão com novo número

Depois de cancelar o cartão que foi clonado, você poderá solicitar um novo. Ele deverá ser enviado com uma numeração diferente, para evitar que as fraudes continuem.

Como saber se o cartão foi clonado?

Normalmente, a pessoa que tem o cartão clonado só percebe quando uma ou mais compras já foram realizadas. Muitos cartões enviam mensagens automáticas via SMS ou push (alerta) do aplicativo do banco, informando cada vez que uma compra é aprovada.

Normalmente, a pessoa que tem o cartão clonado só percebe quando uma ou mais compras já foram realizadas

Por isso, caso você receba uma mensagem com dados de uma compra que não realizou, deverá entrar em contato imediatamente com a administradora do cartão.

Em alguns casos, a própria administradora poderá entrar em contato com você em caso de alguma compra que pareça suspeita, dependendo do valor da transação. Por isso é importante manter o telefone de contato sempre atualizado.

Como registrar BO de clonagem de cartão?

O BO de clonagem de cartão pode ser feito pela internet, acessando a delegacia virtual do seu estado. Para realizar a ocorrência será necessário informar todos os seus dados pessoais e números de documentos, como RG e CPF.

Além disso, você deve passar as informações do cartão e também as compras indevidas que foram efetuadas, discriminando os valores e o nome dos estabelecimentos. 

O que acontece com cartão clonado?

Quando o cartão é clonado ele deverá deixar de ser utilizado imediatamente e seu cancelamento precisa ser feito o quanto antes.

Esse cartão perde a utilidade, pois os criminosos possuem dados como número, data de validade e código verificador de segurança.

Portanto, após o cancelamento, a administradora deverá enviar para o cliente um novo cartão, com números diferentes.

Quando o cartão é clonado o dinheiro é devolvido pelo banco?

Sim, se o cartão for clonado e forem feitas compras indevidas, o banco deverá cancelar o cartão e providenciar a devolução dos valores que foram cobrados na fatura.

Caso o banco ou a administradora do cartão se neguem a estornar as compras indevidas, o cliente deve informar o Banco Central e também poderá abrir uma reclamação no Procon.

“Toda instituição financeira que oferece serviço de cartão de crédito ou débito deve ser responsabilizada pela segurança nas transações do mesmo”, afirma o Procon.

“Em caso de comprovação do golpe, o banco ou operadora do cartão deve ressarcir o consumidor dos danos. Se houver problemas com essa etapa, procure um órgão de defesa do consumidor”, explica a entidade.

Como se prevenir de clonagem de cartão?

Você pode se prevenir da clonagem do cartão tomando alguns cuidados. Veja a seguir algumas dicas que selecionamos:

Nunca perca o cartão de vista

Sempre que você for pagar alguma compra, fique atento quando entregar seu cartão. Nunca deixe o atendente levá-lo para outro ambiente, fora da sua vista, pois os dados poderão ser copiados neste momento.

Cuidado com sites falsos

Quando fizer compras pela internet você deve se certificar de que o site que está acessando é confiável e realmente pertence à loja na qual você quer comprar.

Alguns fraudadores criam sites idênticos aos de grandes redes de varejo, com endereço eletrônico (URL) bem parecido, tentando induzir o consumidor a inserir os dados do cartão para realizar a fraude.

Quando fizer compras pela internet você deve se certificar de que o site que está acessando é confiável

Cuidado com APPs que pedem dados do cartão

Se você for fazer algum pagamento de aplicativo de celular, tenha certeza de que o app é confiável e que está inserindo seus dados em um ambiente seguro.

Se tiver dúvidas sobre o APP e sua idoneidade, evite informar os dados do seu cartão de crédito.

Ative o alerta de SMS

O alerta de SMS emite uma mensagem para o seu celular a cada compra realizada com o seu cartão. Isso é importante pois, em caso de clonagem, você perceberá na primeira compra e já pode fazer o cancelamento imediatamente, evitando que seu cartão seja usado de novo.

Ative o alerta de SMS. Ele emite uma mensagem para o seu celular a cada compra realizada com o seu cartão

Use cartões virtuais

Algumas instituições disponibilizam cartões de crédito virtuais com número “descartável”, que é alterado a cada compra. Essa é uma maneira eficaz de evitar fraudes e clonagens no cartão.

Conclusão

O cartão de crédito pode ser um ótimo aliado do seu dia a dia, mas é preciso tomar alguns cuidados para evitar dores de cabeça.

As fraudes com cartões estão cada vez mais comuns, portanto, tenha atenção sempre que utilizar o seu em algum estabelecimento ou virtualmente.

Caso você suspeite que houve clonagem, avise imediatamente o banco, solicite o cancelamento e envio de um novo cartão com numeração diferente.

Equipe alt.bank

Nosso time de especialistas está focado em criar conteúdos relevantes para te ajudar a ter mais autonomia financeira e promover um sistema financeiro mais justo no Brasil.

Deixe um comentário