Dicas de como conseguir cartão de crédito

Home > Tudo sobre crédito > Dicas de como conseguir cartão de crédito

Ter um cartão de crédito pode ser muito útil para suas finanças; veja como aumentar suas chances de conseguir um

Conseguir um cartão de crédito pode ser muito útil para as suas finanças pessoais, desde que você utilize com consciência e faça sempre os pagamentos da fatura em dia.

Com esse tipo de cartão, o cliente tem crédito para realizar compras sem precisar que o dinheiro esteja disponível naquele exato momento.

O valor da compra é reduzido do limite e o pagamento só é feito no dia do vencimento da fatura. Com isso, é possível ter até 40 dias para pagar. Bom, né?

Lembrando que o cartão é a principal causa de endividamento dos brasileiros e das brasileiras. Por isso, é fundamental ter cuidado no seu uso!

Se você quer ter um cartão de crédito, fique atento a todas as informações e dicas que preparamos neste artigo.

Como conseguir cartão de crédito?

Para conseguir um cartão de crédito você precisa fazer a solicitação em alguma instituição financeira que administre esse tipo de produto.

Para isso, será necessário fornecer alguns dados, como número dos seus documentos pessoais, além dos comprovantes de renda e de residência.

Depois que a instituição receber todos esses documentos, ela vai analisar as suas informações e o seu perfil de crédito para decidir se o cartão será ou não liberado e qual vai ser o limite de compras que você poderá efetuar.

Durante essa análise, diversas consultas serão feitas, principalmente para saber se você possui alguma dívida em aberto e qual é o seu score de crédito.

Caso o seu nome esteja constando em algum cadastro de proteção ao crédito, como o SPC e a Serasa, a liberação do cartão será muito difícil.

Depois que você pede o cartão, o banco analisar as suas informações pessoais e o seu perfil de crédito (Pixabay/stevepb)

Por que não consigo fazer um cartão de crédito?

O cartão de crédito é um produto que depende de uma análise financeira para ser aprovado. Afinal de contas, os bancos estão fazendo uma espécie de empréstimo para o cliente, que só vai pagar a fatura na data do seu vencimento.

Essas instituições procuram reduzir as chances de inadimplência e uma das principais maneiras utilizadas é liberar o cartão apenas para clientes que estão com o nome limpo e possuem um bom score de crédito.

O banco pensa assim: Se esse cliente não pagou um outro cartão ou alguma dívida que ele tinha anteriormente, as chances de não pagar a fatura do cartão são grandes.

Portanto, entre os principais motivos para que o cartão não seja aprovado estão o  nome sujo e uma pontuação baixa de crédito.

Além disso, também é necessário comprovar que você possui renda suficiente para poder usar o cartão de crédito e pagar as faturas sempre em dia.

Portanto, ter um comprovante de renda atualizado também é fundamental para conseguir a liberação do cartão.

Dependendo de qual for a sua renda, o banco vai definir qual o limite que você poderá gastar por mês. Confira nosso texto sobre conseguir renda extra e aumente a possibilidade de conseguir mais limite.

Com o cartão de crédito é possível realizar compras sem precisar que o dinheiro esteja disponível naquele exato momento, mas tome cuidado com o endividamento. (Pixabay/stevepb)

Dicas para ter cartão de crédito aprovado 

Separamos algumas dicas para você ter o cartão de crédito aprovado de maneira mais fácil. Confira as dicas:

1 – Mantenha seu nome limpo

Ter o nome limpo é o primeiro passo para conseguir ter um cartão de crédito aprovado. Caso o seu nome esteja negativado, dificilmente alguma instituição financeira vai liberar um cartão em seu nome, porque as chances de inadimplência são maiores.

Portanto, se o seu CPF está sujo atualmente, procure regularizar a situação antes de fazer a solicitação do cartão de crédito.

2 – Aumente o seu score

Outra informação muito utilizada pelos bancos antes de aprovarem a emissão é a pontuação do cliente no score de crédito.

O score classifica o histórico de crédito dos consumidores de acordo com os seus hábitos de pagamento e estabelece uma nota para cada pessoa.

Se você possui um score alto, possui mais chances de conseguir crédito, já que a probabilidade de não pagar ou atrasar a fatura é menor.

Se o seu score estiver baixo, é importante que você procure mudar de hábitos financeiros para conseguir aumentá-lo. Dessa forma, conseguirá crédito mais facilmente sempre que precisar. 

Confira como aumentar o score de crédito nesse post que preparamos especialmente para você.

3 – Separe documentos que comprovem a sua renda

Um dos documentos mais importantes é o comprovante de renda. Para comprovar a renda as instituições costumam  solicitar o holerite, se o cliente for registrado como CLT.

Já para autônomos e profissionais liberais, a comprovação pode ser feita de outras maneiras, inclusive com informações da declaração do Imposto de Renda ou por meio do extrato bancário.

4 – Faça o pedido em mais de um banco

Apesar de seguirem a mesma linha de análise, cada banco tem os seus critérios para a liberação de cartões de crédito aos seus clientes. Isso quer dizer que a sua solicitação pode ser recusada em um banco, mas aprovada em outra instituição.

Portanto, se você fizer o pedido em mais de uma instituição, terá mais chances de conseguir ter pelo menos um cartão aprovado.

Se você pedir em mais de uma instituição, terá mais chances de conseguir ter pelo menos um cartão liberado (Unsplash/Emil Kalibradov)

5 – Tenha o cadastro positivo

O cadastro positivo é uma ferramenta importante para quem quer construir a reputação de bom pagador, já que ele mostra todo o histórico de pagamentos em dia, como faturas do cartão, contas de consumo, empréstimos e financiamentos.

Além disso, ter um cadastro positivo ativo ajuda a melhorar o score, já que para estabelecer a pontuação este é um dos critérios utilizados.

6 – Mantenha dados cadastrais sempre atualizados

Ter os dados cadastrais e de contato sempre atualizados ajuda na pontuação do seu score e também facilita a análise das instituições quando você fizer alguma solicitação de crédito.

Então mantenha essas informações sempre atualizadas, tanto nos birôs de crédito quanto nos bancos onde você possui conta.

O alt.bank tem cartão de crédito?

O cartão de crédito do alt.bank está sendo estruturado e em breve vocês terão ótimas novidades. Mas uma coisa nós já podemos afirmar: o acesso a esse produto vai ser bem fácil!

Cartão de crédito para negativado no alt.bank

A nossa ideia com o cartão de crédito do alt.bank é mudar a maneira como as propostas são analisadas.

Afinal de contas, nós achamos que a oferta de crédito no Brasil não é justa e estamos aqui para melhorar isso!

Portanto, pode ter certeza que nossa análise de crédito será mais vantajosa do que a maioria das instituições e você não  será descartado de primeira só porque está com o nome sujo.

Conclusão

Ter um cartão de crédito pode facilitar bastante a sua vida financeira, permitindo que você tenha mais tempo para pagar pelas suas compras.

Mas se você quiser que seu cartão seja aprovado mais facilmente, lembre-se de que é preciso ter um comprovante de renda, além de estar com o nome limpo e possuir um bom score de crédito.

Dessa forma, as instituições vão entender que você é um bom pagador e você terá mais chances de conseguir seu cartão.

E não se esqueça: o cartão deve ser usado com consciência e os pagamentos da fatura precisam estar sempre em dia, porque os juros pelo atraso são altíssimos!

Equipe alt.bank

Nosso time de especialistas está focado em criar conteúdos relevantes para te ajudar a ter mais autonomia financeira e promover um sistema financeiro mais justo no Brasil.

Deixe um comentário