Como economizar dinheiro ganhando pouco?

Home > Como economizar > Como economizar dinheiro ganhando pouco?

Economizar dinheiro ganhando pouco é perfeitamente possível, mas exige bastante disciplina e foco.

Se você tem um salário baixo mas quer juntar dinheiro para realizar algum sonho ou objetivo, precisa cortar despesas e encaixar tudo o que gasta por mês no seu orçamento. Dessa forma, terá sempre uma sobra no final do mês.

Quer aprender como fazer isso? Então leia o artigo até o final!

Como economizar dinheiro ganhando pouco?

Para economizar dinheiro mesmo ganhando pouco é muito importante que você tenha um bom planejamento das suas finanças e consiga controlar seus gastos para que sobre uma quantia todo mês.

Para isso é preciso que você anote todos os seus gastos mensais. Você pode baixar apps que ajudam nisso ou então planilhas no computador, mas se preferir pode usar até mesmo um caderno de anotações.

O importante é não deixar nada passar. Tudo o que você gasta, desde pequenas compras na padaria até as despesas maiores, como aluguel, financiamentos e contas da casa, devem ser registradas.

Depois de anotar tudo, você precisa fazer a soma para saber qual é o seu gasto mensal.

Se essas despesas forem maiores do que aquilo que você ganha por mês, será necessário fazer cortes de gastos para que as suas finanças fiquem em dia e você não precise fazer dívidas.

Anote todos os seus gastos mensais: você pode baixar apps ou então planilhas no computador, mas se preferir pode usar um caderno de anotações. (Pixabay/StartupStockPhotos)

Como economizar dinheiro ganhando 1000 reais

Se você ganha 1.000  reais por mês, o mais importante é que a soma dos seus gastos sempre seja menor do que esse valor. Para isso, você precisa ter um controle muito rígido de tudo o que você gasta mensalmente.

Para quem mora com os pais e não tem que arcar com muitas contas mensais, essa tarefa é mais fácil.

Já se você mora sozinho ou é um dos responsáveis pelo sustento da casa, fica mais difícil conseguir pagar as contas como água, luz e internet, além de gastos como alimentação e transporte, e ainda economizar. 

Mas é preciso ter bastante foco e não desistir do objetivo.

Anote todos os seus gastos e verifique se tem alguma coisa que você pode cortar sem tantos prejuízos para seu dia a dia. Depois disso, o dinheiro que sobrar você começa a guardar para ir juntando aos poucos.

Uma outra forma é juntar aquelas moedinhas que sobram no bolso no final do dia. Você pode guardar elas em um cofrinho ou mesmo em um pote. No final do mês, o ideal é que você pegue todas essas moedas e deposite o dinheiro na sua conta.

Assim, terá também o rendimento sobre o valor que economizou. Se você conseguir economizar 10 reais  por semana, terá juntado no final do ano quase 500 reais, mais os rendimentos.

Quanto mais tempo você for economizando e juntando, maior o valor que vai conseguir com o passar do tempo. 

Como economizar dinheiro ganhando 1500 reais

Assim como explicamos no tópico anterior, o mais importante é que você consiga manter seus gastos em um nível menor do que os 1.500 reais que você ganha.

Para isso, deve tentar cortar algum gasto que não vai impactar muito na sua vida. Procure analisar tudo o que você consome mensalmente e verifique se é possível trocar algum produto por outro mais barato ou então eliminar alguma conta fixa.

Nós já demos um exemplo de uma pessoa que conseguiu economizar 10 reais por semana. 

Agora imagine que você consiga guardar 20 reais toda semana. No final do ano, terá juntado quase 1.000 reais, mais o rendimento. É um bom dinheiro, não é mesmo?

Como dividir o salário para poupar?

Para conseguir poupar é importante ter um bom controle de tudo o que você ganha e daquilo que gasta. Uma boa maneira de se organizar é dividindo o salário em várias “gavetas”, como nesta sugestão a seguir:

  • 45% para gastos com moradia;
  • 40% para gastos com alimentação, transporte e saúde;
  • 10% para gastos com lazer;
  • 5% para poupar.

Neste exemplo, se você tem uma renda de 2.000 reais por mês (supondo que more sozinho), você poderia gastar até 900 reais (45%) com moradia, incluindo todas as contas fixas da casa, como água, luz e internet.

Outros 800 reais (40%) podem ser gastos com alimentação, transporte e saúde (remédios, por exemplo). Além disso, você pode reservar cerca de 200 reais para seu lazer, como passeios de fim de semana, cinema, etc.

Por fim, ao menos 100 reais (5%) devem ser poupados para que você construa a sua reserva de emergência e tenha sempre um dinheiro guardado para eventuais necessidades.

Leia mais: Membros alt.bank têm descontos exclusivos nas farmácias Droga Raia, Drogasil e Pague Menos

É possível conseguir juntar dinheiro rápido?

Você até pode conseguir juntar dinheiro de forma rápida, mas para isso a renda tem que ser muito maior do que os seus gastos, o que costuma ser difícil de acontecer.

O mais normal é que você vá economizando aos poucos, guardando pequenas quantias por mês até ir juntando um valor considerável de dinheiro.

Para isso, é fundamental manter seu objetivo e a disciplina. No começo pode até parecer mais difícil, mas à medida que você vai vendo as suas economias aumentando, a sua motivação também cresce e você fica mais animado com os resultados.

Como juntar 10 mil reais?

Como juntar 10 mil reais vai depender de quanto você consegue economizar mensalmente.

Se você conseguir guardar 200 reais por mês, vai precisar de 50 meses (equivalente a 4 anos e 2 meses), para juntar os 10 mil reais.

Se considerarmos o rendimento que você vai ter ao longo desse período ao deixar suas economias na conta do alt.bank, por exemplo, esse período de 4 anos vai diminuir em alguns meses, pela remuneração do CDI.

Já se você mora com os seus pais, ou então tem um salário suficiente para pagar todas as contas e ainda sobra uma boa quantia, pode economizar um pouco mais para juntar os 10 mil mais rapidamente.

Se economizar 300 reais por mês, conseguirá juntar esse dinheiro em 33 meses, ou seja, em menos de 3 anos. 

Como juntar 20 mil reais?

Para juntar 20 mil reais sua economia mensal tem que ser maior, ou então você vai precisar de mais tempo guardando dinheiro para atingir esse objetivo.

Digamos que você consiga guardar 200 reais por mês. Neste caso, vai demorar 100 meses (equivalente a pouco mais de 8 anos) para conseguir juntar os 20 mil reais.

Já se você guardar 350 reais por mês, vai precisar de 57 meses (pouco menos de 5 anos) para juntar esse dinheiro.

Lembrando que com os rendimentos da sua conta no alt.bank, seu dinheiro vai aumentando ao longo do tempo e esse prazo será um pouco menor.

Dicas para aprender a economizar dinheiro ganhando pouco

1 – Pague suas dívidas sempre em dia

A primeira dica para conseguir economizar é não gastar dinheiro com juros e multas por atraso de pagamento e nunca ficar com o nome sujo. Por isso, pague as contas da casa e parcelas de empréstimo e financiamentos sempre em dia.

2 – Corte gastos não essenciais

Se você ganha pouco, precisa cortar gastos que não são prioritários e que você pode viver sem. Itens como TV a cabo e plano de celular caro podem ser eliminados sem tantos prejuízos.

 3- Guarde o dinheiro que sobrar

Sabe aquela moedinha que você recebe de troco no ônibus ou na padaria?

Então guarde ela em um cofrinho ou um pote e vá juntando até completar 1 mês. No final de cada mês, você pode depositar na sua conta para ter rendimento.

Guarde todas as moedas e pequenas notas que receber de troco em um cofrinho e no final do mês deposite tudo na conta. (Unsplash/Cerqueira)

 4 – Faça as refeições em casa

Comer fora de casa é bem mais caro e muitas vezes menos saudável. Então procure fazer comida em casa e, se trabalhar fora, leve sua própria comida para economizar.

 5 – Guarde todo dinheiro extra que entrar

Se você recebeu restituição do Imposto de Renda, ou fez algum bico e recebeu um valor a mais, então guarde esse dinheiro e junte tudo o que conseguir.

Conclusão

Para conseguir juntar dinheiro você precisa ter uma renda suficiente para cobrir tudo o que você gasta e ainda sobrar todos os meses.

Para isso, ficou claro que é fundamental ter um ótimo planejamento financeiro e cortar todos os gastos que não sejam essenciais no seu dia a dia.

Se não tomar essa atitude, a única saída será aumentar os seus ganhos, procurando formas de obter uma renda extra.

Por fim, lembre-se: em finanças, o tempo é muito importante. Então comece agora mesmo a seguir essas dicas para conseguir realizar os seus objetivos!

Lembre-se que o tempo é muito importante. Então comece agora mesmo a poupar para realizar seus objetivos (Pixabay/nattanan23)

Equipe alt.bank

Nosso time de especialistas está focado em criar conteúdos relevantes para te ajudar a ter mais autonomia financeira e promover um sistema financeiro mais justo no Brasil.

Deixe um comentário