Consultar score: Saiba como verificar a pontuação

Home > Tudo sobre crédito > Consultar score: Saiba como verificar a pontuação

Ter um bom score é fundamental para conseguir crédito com mais facilidade; aprenda como acessar a sua nota

Introdução

Consultar o score de crédito é importante para que você consiga acompanhar de perto a sua nota e saber quais são as chances de ter empréstimos e financiamentos aprovados quando precisar.

Afinal de contas, o score é uma das principais ferramentas utilizadas por bancos, financeiras e varejistas para obter informações em relação ao perfil de crédito do consumidor.

Leia este artigo até o final e saiba como consultar a sua pontuação!

Como consultar o score de crédito?

Para conseguir consultar o seu score você precisa acessar o site dos birôs que disponibilizam essa pontuação. São eles: Serasa, Boa Vista, Quod e SPC.

Lembrando que só é possível consultar o seu próprio score e que será necessário fazer um cadastro em cada um dos birôs para ter acesso às informações, já que a pontuação não é unificada entre eles.

Isso significa que a nota muda de um birô para outro, mesmo que a tendência seja de que o score fique sempre em um nível parecido em todas as instituições.

Onde posso consultar o meu score?

A pontuação fica disponível no site dos birôs de crédito na internet e também nos aplicativos para smartphone.

Veja abaixo o endereço do site dos birôs que fornecem essa informação:

Consultar score pelo celular

Para consultar o score de crédito pelo celular existem duas opções. Ou você acessa o site de cada birô de crédito utilizando o navegador do celular, ou então faz o download do aplicativo e instala no seu smartphone.

Em ambos os casos, será necessário criar um cadastro, passando diversas informações pessoais para comprovar que é o próprio titular do CPF que está fazendo o acesso.

Isso porque ninguém mais além de você pode ter informações sobre o seu score de crédito, a não ser as empresas cadastradas para acessar esses dados.

Consultar score pelo computador

Para fazer a consulta  pelo computador é necessário entrar nos sites de cada birô de crédito e se cadastrar, informando uma série de dados pessoais que serão solicitados.

Caso você já tenha o cadastro, pode acessar a sua conta sempre que quiser, informando seu login e senha.

O score pode ser consultado pelo computador nos sites dos birôs de crédito. (Unsplash/heylagostechie)

Melhor site para consultar o score

Não existe “o melhor” site para consultar essa informação. Afinal de contas, a pontuação é calculada por empresas diferentes e cada uma delas tem seu próprio site para acesso dos consumidores.

Portanto, o ideal é que você tenha cadastro em todos os birôs que disponibilizam esse tipo de serviço e acesse os sites frequentemente para acompanhar a sua nota e ter informações atualizadas sobre o seu crédito.

Por que consultar o meu score?

Consultar o score é muito importante para que você saiba qual é a sua pontuação e tome atitudes para melhorá-la se ela estiver baixa.

Afinal de contas, pessoas que têm um score baixo enfrentam mais dificuldades quando precisam de crédito, tanto nos bancos e financeiras, quanto nas varejistas que permitem compras financiadas com cartões próprios ou com carnês.

Além disso, consultar o seu score de crédito com frequência é importante para:

1. Saber se há dívida no CPF

Na área de consulta de score dos birôs de crédito também é possível verificar se o seu CPF está com alguma dívida, o famoso “nome sujo”. Por isso, fazer essa consulta com frequência é importante para verificar a situação.

2. Solicitar financiamento

Quando você vai solicitar um financiamento, as empresas costumam acessar o seu score para avaliar o seu histórico e analisar a sua nota de crédito.

Por isso, antes de fazer a solicitação de algum tipo de financiamento, é interessante que você mesmo consulte a sua pontuação para verificar quais as chances de conseguir aprovação da operação.

3. Solicitar crédito

Sempre que você fizer o pedido de um empréstimo ou algum outro tipo de crédito no banco, sua nota de crédito será consultada.

Portanto, o ideal é que você acesse seu score regularmente para saber se está com uma boa pontuação e poder melhorá-la para conseguir empréstimos com mais facilidade quando precisar.

Conclusão

O score de crédito tem muita relevância na sua vida financeira e é importante manter sua pontuação mais alta possível.

Quem tem uma nota elevada costuma ser classificado como um bom pagador e terá acesso a empréstimos, financiamentos e alguns tipos de serviços mais facilmente sempre que precisar.

Por isso, consulte seu score com uma certa frequência e acompanhe de perto a evolução da sua pontuação. Assim você poderá tomar as providências sempre que for necessário melhorar a sua nota!

Equipe alt.bank

Nosso time de especialistas está focado em criar conteúdos relevantes para te ajudar a ter mais autonomia financeira e promover um sistema financeiro mais justo no Brasil.

Deixe um comentário