Crédito para negativado: Tudo que você precisa saber para solicitar

Home > Tudo sobre crédito > Crédito para negativado: Tudo que você precisa saber para solicitar

Quem está com o nome sujo enfrenta uma série de problemas e restrições.

Diante disso, a pergunta que muitos se fazem é: será que é possível conseguir crédito mesmo estando negativado?

De acordo com o Mapa da Inadimplência no Brasil, divulgado pela Serasa, cerca de 62,56 milhões de brasileiros estavam endividados no mês de maio de 2021.

Se você faz parte desse universo e quer saber se mesmo com o nome sujo ainda pode conseguir um empréstimo ou cartão de crédito, veja esse artigo que preparamos sobre o assunto.

É possível conseguir crédito estando negativado?

Sim, apesar de ser mais difícil, é possível solicitar empréstimos mesmo que seu nome esteja negativado nos cadastros de proteção ao crédito.

Nos próximos tópicos, vamos mostrar as melhores maneiras de fazer o pedido para que você tenha mais chances de conseguir ter seu crédito aprovado.

Vale a pena pedir empréstimo para quitar dívidas?

Depende. Para que valha a pena fazer um empréstimo, é importante fazer uma análise de toda sua dívida e calcular os juros médios que estão sendo cobrados.

Vamos dar um exemplo. Imagine que você tenha 3 dívidas diferentes, que somam R$ 5 mil, com uma taxa média de juros de 7% ao mês.

Se você conseguir um empréstimo dos mesmos R$ 5 mil, mas com taxas de juros menores do que 7% ao mês, essa pode ser uma boa alternativa.

Lembrando que você precisa ter condições de pagar as parcelas sem que isso afete o seu orçamento.

Aqui vai uma dica: para quem está negativado, uma das melhores opções costuma ser o crédito consignado, pois a taxa de juros cobrada é mais baixa do que em outras linhas de empréstimo.

Para ver se vale a pena fazer um empréstimo para quitar a dívida, é importante calcular os juros médios

Como pedir crédito com nome sujo?

O processo para solicitar crédito com o nome sujo é o mesmo de quem não tem restrições. Ou seja, é necessário entrar em contato com a instituição financeira, preencher o pedido e entregar os documentos que forem solicitados.

Mas aqui vai outra dica importante: se você está com o nome negativado, procure instituições menores, como financeiras ou fintechs.

Essas empresas costumam ser mais flexíveis para a liberação de empréstimos e, portanto, pode ser mais fácil conseguir crédito através delas.

Já nos grandes bancos é muito mais difícil ter empréstimo aprovado se seu CPF estiver nos órgãos de proteção ao crédito, como SPC e Serasa. Essas instituições são mais conservadoras e tentam fugir da inadimplência.

Para pedir crédito com nome sujo, é necessário entrar em contato com a instituição financeira e preencher a ficha com a solicitação

Quais são os tipos de crédito para negativados?

Para quem está enfrentando restrições de crédito existem muitas opções de crédito. Para ajudar nessa tarefa listamos abaixo os principais tipos de créditos para negativados.

Empréstimo pessoal

As pessoas físicas com nome sujo podem pedir empréstimo, mas as chances de conseguir ter o pedido aprovado são menores, principalmente em bancos grandes.

Isso acontece porque as chances daquela pessoa não realizar o pagamento são maiores e o banco procura evitar esse tipo de prejuízo.

No entanto, existem instituições menores que inclusive são especializadas em clientes negativados.

Se a pessoa tiver como comprovar renda e fizer a solicitação nessas financeiras, a possibilidade de conseguir o crédito é maior.

Cartão de crédito

Quando liberam o cartão de crédito, os bancos estão fazendo uma espécie de empréstimo para o cliente, que só vai pagar a fatura na data que foi definida para o vencimento.

Por isso, o cartão também depende de uma análise para que seja aprovado.

Essas instituições procuram reduzir as chances de inadimplência e uma das principais maneiras é liberar o cartão apenas para clientes que estão com o nome limpo e possuem um bom score de crédito.

A lógica do banco é a seguinte: Se esse cliente não pagou alguma dívida, as chances de não pagar a fatura do cartão são grandes.

Mas, cada banco tem suas regras e em alguns casos você poderá conseguir ter o cartão aprovado mesmo com o nome sujo.

Para isso, você deve pesquisar por instituições mais flexíveis, que ofereçam essa possibilidade para clientes negativados.

E lembre-se de que também será necessário comprovar que você possui renda suficiente para poder usar o cartão de crédito e pagar as faturas sempre em dia.

Cheque especial

O cheque especial é um limite de crédito que fica disponível na conta corrente e pode ser usado de forma automática quando o saldo da conta é insuficiente para quitar algum débito.

Da mesma maneira que qualquer outro produto que envolva crédito, o banco faz uma análise e se o cliente estiver com o nome sujo a liberação fica mais difícil. 

Consignado 

Os bancos que disponibilizam crédito para negativado preferem utilizar essa modalidade de empréstimo.

O motivo é simples: no crédito consignado, as parcelas são descontadas diretamente do salário ou do benefício de quem fez a contratação.

Assim, a chance de inadimplência é bem menor do que no empréstimo comum.

Por isso, o consignado costuma ser uma das alternativas mais buscadas pelas pessoas que estão com o nome sujo.

Lembrando que existe uma regra que limita o comprometimento da renda com a parcela em 30% para empréstimos com desconto em folha.

Crédito para negativado autônomo

Os autônomos e profissionais liberais precisam ter documentos que comprovem a renda para conseguirem solicitar empréstimos, mesmo que seu nome esteja negativado.

Para comprovar a renda, as instituições podem pedir um documento chamado pró-labore, o extrato bancário ou a declaração de Imposto de Renda, mas isso vai depender dos critérios de cada banco.

Mesmo com esse documento, o fato do nome estar sujo vai dificultar a aprovação do crédito. 

Cuidado ao solicitar crédito para negativados

Veja alguns cuidados importantes que você deve tomar antes de fazer o pedido de crédito para negativados.

Escolha do banco

Como já falamos anteriormente, para pegar empréstimo com nome sujo, procure instituições menores, como financeiras ou fintechs, ou aquelas que são focadas em empréstimos para negativados.

Essas empresas normalmente são mais flexíveis para a liberação de empréstimos e, portanto, pode ser mais fácil conseguir crédito através delas.

Taxas e juros altos

Aqui tem um ponto muito importante: fique atento à taxa de juros, pois ela poderá ser bem salgada dependendo da instituição onde você solicitar o empréstimo.

E por que as empresas cobram juros maiores?

Devido ao maior risco que estão correndo ao emprestar dinheiro para pessoas com CPF negativado.

Então tenha muito cuidado com juros abusivos, que podem fazer com que você acabe se endividando ainda mais.

Fraudes e golpes

Um outro ponto muito importante se você está pedindo empréstimo com o nome sujo: fique atento com fraudes e golpes.

Os golpistas se aproveitam da urgência e necessidade das pessoas e prometem que vão liberar o crédito, mas para isso exigem algum tipo de pagamento antecipado.

Só que nenhum banco pode pedir dinheiro antecipadamente para liberar um empréstimo ou cartão. Se isso acontecer com você, fuja!

Se for solicitar crédito, fique atento com fraudes e golpes.

Conclusão 

“O maior acesso ao crédito pode trazer benefícios para o consumidor, como uma melhor qualidade de vida, mas, em determinado nível, o devedor pode não conseguir arcar com suas obrigações, tornando-se um endividado (LOPES, 2012)”.

Esta conclusão está no artigo acadêmico “Aspectos do Endividamento das Famílias Brasileiras no Período de 2011-2014”, escrito por Daiane Antonini Bortoluzzi, Juliana Andreia Rüdell Boligon,  Scheila Daiana Severo Hollveg e Flaviani Souto Bolzan Medeiros.

Ou seja, apesar de trazer diversos benefícios, o crédito também pode trazer problemas se não usado com consciência.

Se você está com problemas financeiros e com o nome sujo, fazer um empréstimo ou algum outro tipo de crédito poderá garantir um fôlego nas suas finanças e amenizar a situação.

Mas é fundamental ter cuidado com a taxa de juros, já que as instituições que liberam crédito para negativados costumam cobrar juros bem mais altos. 

Além disso, é preciso ficar atento aos golpes. Procure instituições sérias e confiáveis e nunca faça nenhum pagamento antecipado.

Por fim, o ideal é que você utilize esse crédito para organizar sua vida financeira e tente limpar o nome. Isso pode te ajudar a seguir em frente com menos problemas para enfrentar.

Equipe alt.bank

Nosso time de especialistas está focado em criar conteúdos relevantes para te ajudar a ter mais autonomia financeira e promover um sistema financeiro mais justo no Brasil.

Deixe um comentário