Cartão de crédito novucard

logo novucard 4

Crédito rotativo

Avatar photo

O que é crédito rotativo?

O crédito rotativo é uma forma de financiamento oferecida por instituições financeiras, geralmente associada a cartões de crédito.

Ele permite que os consumidores paguem apenas uma parte do valor total de sua fatura de cartão de crédito, deixando o restante em aberto para ser financiado pelo banco com a cobrança de juros rotativo.

Essa parte não paga integralmente é conhecida como "saldo rotativo". Ao optar pelo crédito rotativo, o cliente está sujeito a juros e demais encargos cobrados pela instituição financeira.

Além disso, é importante mencionar que o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) também é aplicado nesse tipo de transação, impactando os custos totais.

Como funciona o crédito rotativo?

Como todo empréstimo, ele vem atrelado a juros e demais encargos cobrados pela instituição financeira. Para entrar no rotativo, o cliente precisa pagar um valor inferior ao total, mas superior ao valor mínimo da fatura.

Desde 2017, com a Resolução 4.549, este tipo de crédito só pode ser cobrado uma vez por mês, então, se você percebeu irregularidades no valor da sua fatura, entre em contato com a central de atendimento do seu banco e informe a irregularidade.

Por que o crédito rotativo é importante?

Cada instituição financeira possui uma taxa de juros própria para o rotativo, então, a forma como é cobrada dependerá da sua instituição financeira.

O Banco Central do Brasil divulga, mensalmente, o valor do rotativo de instituições financeiras cadastradas. Confira a taxa do seu banco!

Caso você não consiga pagar o valor da fatura seguinte, após o rotativo, o banco poderá oferecer uma nova modalidade de pagamento – como o parcelamento.

É preciso ter em mente que, assim como toda operação de crédito, o rotativo também é um empréstimo. A empresa, ao liberar a opção, já considera a possibilidade do valor não ser devolvido na data combinada – no caso, o vencimento da fatura. E é por isso que a taxa de juros é cobrada.

Desenvolvido por: Bulki e WPTotal