As 5 melhores dicas para sair da inadimplência

Home > Planejamento financeiro > As 5 melhores dicas para sair da inadimplência

Os órgãos e instituições que estudam comportamento do consumidor no Brasil sempre chegam à mesma conclusão: mais da metade dos brasileiros está na inadimplência.

O grande vilão, na maioria das vezes, é o cartão de crédito. E aí tudo vira uma grande bola de neve e é difícil sair da inadimplência.

Você fica com CPF restrito, o famoso “nome sujo”, começa a pegar empréstimos ou parcelar a dívida no próprio cartão de crédito! É desesperador e, muitas vezes, a gente não recebe a orientação que precisa pra sair dessa roubada.

Para te ajudar a limpar seu nome e deixar suas contas em dia, criamos um passo a passo com 5 dicas que vão te ajudar muito a sair da inadimplência. Confira!

1. Xô, tentação!

Antes de tudo, confira seu limite do cartão de crédito. Caso tenha familiares que moram com você e também tem cartão, some a renda de todos da família.

O limite do cartão supera as rendas de todos? Ou está muito próximo do limite? Então diminua o valor do limite de todo mundo!

O primeiro princípio da educação financeira é não gastar mais do que você tem.

2. Sherlock Holmes

Saiba quais são as suas dívidas. Investigue e conheça exatamente, com detalhes, tudo aquilo que você está devendo.

Muitas vezes, as dívidas se acumulam tanto que a gente pode acabar se perdendo e nem lembra mais quanto deve e para quem.

Faça uma listinha e anote todas os compromissos financeiros que precisa cumprir, com todas as dívidas que não está conseguindo quitar.

3. Negociação é fundamental para sair da inadimplência

Você pode negociar com o banco ou instituição financeira para um valor que caiba no seu bolso.

Caso isso não seja possível, existem diversas empresas sérias que identificam, negociam e pagam todas as suas dívidas de uma só vez e te dão até 18 meses para pagar de volta, com juros bem mais baixos do que bancos, por exemplo.

Isso pode ser bastante útil para quem precisa ficar com o nome limpo rapidinho, como para financiar um imóvel, por exemplo.

4. Priorize sair da inadimplência

Não dá para fazer pra fazer sorteio com os boletos, mas é possível escolher por prioridade. Sempre pague a conta que possui os maiores juros primeiro!

Isso vai te ajudar a minimizar a quantidade de juros que você anda pagando. Além de ajudar a controlar o seu dinheiro para pagar as próximas dívidas.

5. Nome limpo!

Caso você não tenha conseguido negociar com o banco ou instituição financeira, você precisa conhecer o Serasa Limpa Nome, que oferece descontos de até 90% e ainda permite parcelamento. Ah, e é tudo feito online, sem sair de casa!

Negocie o que você pode pagar e tenha certeza que o valor é possível para você, para que você não perca a oportunidade que a negociação te ofereceu.

Após passar tanto tempo pagando juros, multas e contas atrasadas, você finalmente vai poder respirar aliviado depois de sair da inadimplência. A organização financeira vai te ajudar a ter uma vida mais feliz!

Agora é só tomar bastante cuidado para não cair na cilada de gastar mais do que se ganha. Você já pode, inclusive, pensar em investir. Você pode começar aplicando bem pouquinho por mês e de forma super segura 😉

Nossa missão é revolucionar o setor bancário brasileiro. Ainda não faz parte do alt.bank? Saiba mais sobre nossos serviços e nossa história clicando aqui.

Equipe alt.bank

Nosso time de especialistas está focado em criar conteúdos relevantes para te ajudar a ter mais autonomia financeira e promover um sistema financeiro mais justo no Brasil.

Deixe um comentário