Extrato bancário: Tudo o que você precisa saber

Home > Conta digital > Extrato bancário: Tudo o que você precisa saber

Acessar o seu extrato frequentemente é fundamental para  manter uma boa organização das suas finanças

Acompanhar o extrato bancário é muito importante para manter uma boa organização financeira e não se perder com pagamentos e créditos que acontecem na sua conta.

Quando você deixa o extrato bancário de lado, corre o risco de ter surpresas desagradáveis e perder o controle das finanças.

Por isso, acessar o seu extrato frequentemente é fundamental, principalmente se você quiser manter uma boa organização do seu dinheiro.

Veja as dicas que preparamos para acompanhar o seu extrato mais facilmente. 

Acompanhar o extrato bancário é muito importante para manter uma boa organização financeira

O que é um extrato bancário?

O extrato bancário é um documento emitido pelos bancos que mostra toda movimentação financeira da conta no período selecionado, como pagamentos de conta de água, luz, empréstimos, entre diversas outras operações que você realizou na conta.

Por exemplo: digamos que você solicite o extrato da sua conta do período de 1º de janeiro até 20 de janeiro de 2021. Neste documento aparecerão todos os débitos e os créditos que aconteceram durante esses dias.

 Informações como a data da operação, o tipo, o valor e o número da transação também constam no extrato. Assim, você consegue ter um controle maior de toda sua movimentação bancária.

Quais são os tipos de extratos bancários?

Existem alguns tipos de extratos diferentes, mas todos com a mesma função de detalhar as operações que aconteceram na conta em determinado período de tempo. Para os extratos que são emitidos fisicamente em papel, são três tipos:

Extrato comum

É aquele que você pode retirar no próprio caixa eletrônico, escolhendo a data de início e fim. Com ele, você consegue analisar todas as transações efetuadas no período selecionado.

O extrato comum pode ser impresso no próprio caixa eletrônico do seu banco

Extrato mensal consolidado

No extrato mensal, você tem acesso a todas as operações de crédito e débito que foram realizadas na sua conta no mês escolhido.

Extrato anual consolidado

Este extrato apresenta todas as informações sobre transações realizadas na conta durante o ano, mostrando a data, tipo da operação, nome do estabelecimento (se houver), valor, etc.

Extrato pela internet

Lembrando que esses tipos extratos são emitidos em papel, algo que é pouco prático. A melhor maneira de ter acesso gratuito a todas as informações do extrato é pela internet, pois assim você pode selecionar o período que quiser e analisar mais facilmente.

Se preferir ou precisar do extrato em papel, você pode optar por imprimir direto do seu internet banking.

A melhor maneira de ter acesso gratuito a todas as informações do extrato é pela internet

Para que serve o extrato bancário?

O extrato bancário pode ser usado para várias finalidades, até mesmo para comprovação de renda em algumas situações. Veja a seguir:

Imposto de renda 

Na hora de fazer a declaração do Imposto de Renda, você não precisa de todas as informações do extrato.

O único dado que a Receita Federal solicita do extrato é o saldo da sua conta no último dia útil do ano.

Para ter acesso, o ideal é que você entre na área do internet banking e solicite o “Informe de Rendimentos”.

Comprovante de renda

O extrato bancário também pode ser utilizado como comprovante de renda em algumas situações.

Para isso, a instituição costuma solicitar que o cliente envie o extrato de ao menos 3 meses, confirmando todo o histórico de créditos efetuados neste período, confirmando qual é a sua renda média.

Mas lembre-se de que não são todas as instituições que aceitam extrato como comprovante de renda. 

O que consta no extrato bancário: Entenda as informações

O extrato bancário mostra todas as informações em relação à movimentação da sua conta, tanto para créditos efetuados quanto para débitos. Veja abaixo as informações que constam no extrato:

Data

É o dia em que a transação aconteceu.

Tipo da operação

Ao lado da data, aparece a operação que foi realizada. Por exemplo: Pagamento de conta de luz ou do cartão de crédito.

Valor

Mostra o valor exato da transação, incluindo os centavos

Sinal de positivo ou negativo

Ao lado do valor, vai aparecer um sinal negativo (-) ou positivo (+). Quando estiver com sinal negativo significa que houve um débito na conta. Se tiver sem sinal ou com sinal positivo, houve um crédito (depósito, transferência, etc).

Como tirar extrato para comprovar renda?

A melhor maneira de tirar o extrato para comprovar renda é por meio do internet banking do seu banco. Dessa forma, você consegue selecionar o período exato que a empresa solicitou, que costuma ser de no mínimo 3 meses.

Algumas instituições podem pedir o extrato de mais tempo para comprovação de renda, como por exemplo 6 meses. Nesse caso, é só selecionar o período que você deseja.

Na maior parte das vezes, a empresa pede o documento em formato PDF. Para gerar esse arquivo, o próprio internet banking tem uma opção de salvar em PDF. Se a empresa pedir o extrato impresso, então você deve selecionar a opção de imprimir o documento.

Como o extrato bancário pode ajudar no controle dos gastos?

O extrato bancário é um ótimo aliado para o controle dos gastos pessoais e da família. Com esse documento em mãos, você consegue ter uma visão bem completa de tudo o que está gastando e pode analisar os valores e as datas das operações.

Assim, fica mais fácil entender todos os seus débitos e perceber quais podem ser cortados, caso queira começar a economizar dinheiro para construir uma reserva de emergência, por exemplo.

Para fazer esse controle, a melhor opção é acessar o internet banking e selecionar um período mínimo de 3 meses. Então, você verifica todos os gastos efetuados neste período e separa todos aqueles que podem ser cortados, para evitar novas despesas parecidas.

Conclusão

O extrato bancário é um documento importante para o controle das suas finanças.

A melhor opção é pegar pelo internet banking ou pelo app do seu banco. Nesses canais você não paga nada e pode selecionar os períodos que quiser mais facilmente.

Se você não tem o costume de acessar o seu extrato, comece a fazer isso com frequência. 

Sua vida financeira vai ficar mais organizada e você poderá fazer um planejamento mais eficaz do seu orçamento.

Acessando seu extrato você poderá fazer um planejamento mais eficaz do seu orçamento

Equipe alt.bank

Nosso time de especialistas está focado em criar conteúdos relevantes para te ajudar a ter mais autonomia financeira e promover um sistema financeiro mais justo no Brasil.

Deixe um comentário