Confira como funciona financiamento para construção

Home > Tudo sobre crédito > Confira como funciona financiamento para construção

Não há como negar que a casa própria é um dos maiores sonhos dos brasileiros. Se você faz parte dessa parcela da população que quer ter um cantinho para chamar de seu, uma opção é fazer um financiamento para a construção do imóvel.

Mas você sabe o que é preciso para conseguir esse tipo de crédito?

Existem algumas exigências e regras específicas para que o financiamento seja aprovado. Veja todas as principais informações neste artigo!

O que é o financiamento para construção?

O financiamento para construção é um crédito disponibilizado especificamente para construções e reformas de imóveis residenciais, desde a compra do terreno, até materiais de construção e gastos com mão de obra.

O financiamento para construção é um crédito disponibilizado especificamente para construções e reformas

Como esse crédito funciona?

Existem diversas linhas de créditos destinadas à construção e reformas de imóveis residenciais. As características de cada financiamento variam de uma instituição para outra.

Na Caixa, o financiamento para a construção é feito pelo Sistema Financeiro de Habitação – SFH, que possui algumas regras específicas.

Entre elas, o banco financia 80% do valor, ou seja, você vai precisar ter os outros 20% do total para dar de entrada.

A garantia do financiamento é o próprio imóvel, em uma operação conhecida como alienação fiduciária. Isso significa que, em caso de inadimplência, o banco poderá “tomar” o imóvel para o pagamento das parcelas em atraso.

“Até que a dívida do seu empréstimo seja paga, o banco fica como proprietário do imóvel, mas você tem a posse. Quando a dívida é quitada, você passa a ser proprietário. Mas se a dívida não é paga o banco tem o direito de ficar com o imóvel e vendê-lo para outra pessoa”, explica a Caixa.

O prazo para o pagamento pode chegar a até 420 meses e uma das condições é que as prestações não ultrapassem 30% da renda familiar bruta mensal.

Isso quer dizer que se a renda bruta da sua família for de R$ 3 mil por mês, por exemplo, o valor da parcela do financiamento não poderá ser superior a R$ 900.

Além disso, é preciso ser brasileiro (ou naturalizado no país) e maior de 18 anos (ou emancipado com 16 anos completos).

Veja abaixo os tipos de financiamento que a Caixa disponibiliza para construção:

·       Financiamento para compra de terreno (lote urbanizado) conjuntamente com a construção de imóvel.

·       Financiamento para construção de imóvel para clientes que já possuam a escritura definitiva do terreno (lote urbanizado).

·      Financiamento de reforma para clientes que já possuem um imóvel

Posso usar meu FGTS no financiamento para construção?

É possível utilizar o saldo do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) para pagar ou amortizar o financiamento para construção, mas é necessário cumprir alguns pré-requisitos.

Veja abaixo:

  • Ter ao menos 3 anos de trabalho sob o regime do FGTS, somando-se os períodos trabalhados, consecutivos ou não, na mesma ou em diferentes empresas;
  • Não ter outro financiamento ativo no SFH
  • Não ser proprietário de imóvel residencial urbano no município de sua atual residência nem onde trabalha

Benefícios de construir sua casa própria

Ter um cantinho para chamar de seu é um dos grandes objetivos da população, conforme mostra o estudo “Casa Popular Própria: Ilusão ou Solução?,” publicado por Livia Maria de Souza Almeida Coura,  Bianca Siqueira Gonçalves e José Luis Vianna da Cruz, todos professores da Universidade Cândido Mendes (UCAM).

“A casa própria constitui o sonho de uma parcela considerável da população brasileira, é um objetivo de vida, a concretização de um sentimento de segurança e tranquilidade perseguido por muitas famílias”, diz o artigo.

A casa própria é o sonho de boa parte da população brasileira

Entre os principais benefícios estão a tranquilidade emocional e financeira de ter um bem de alto valor, além de não precisar pagar aluguel para outras pessoas. Bom, né?

Mas por que construir em vez de comprar uma casa já pronta? Bom, tem vários motivos. Um deles é que a construção costuma ser mais barata do que comprar o imóvel pronto.

Afinal de contas, existem vários riscos e pendências que precisam ser resolvidas durante a construção e isso tudo é embutido no preço de um imóvel novo.

Além de ser um pouco mais barato, a construção ainda permite que a casa fique exatamente do jeito que você queria, desde a planta até os materiais utilizados no acabamento. Um sonho, não é mesmo?

Como fazer o financiamento?

Se você quiser fazer o financiamento para construção de imóvel deve seguir os seguintes passos:

1 – Ainda não tem o terreno? Escolha um

Escolher o terreno é uma das partes mais importantes para quem quer construir um imóvel.

É fundamental que o lote tenha uma localização que atenda às suas necessidades. Por exemplo: se você não tem carro, o terreno deve ficar próximo de pontos de ônibus ou estações de trem/metrô, pois isso vai facilitar muito a sua locomoção.

2 – Faça uma simulação

No site da Caixa e de outros bancos existem simuladores que possibilitam que você verifique todas as informações sobre o financiamento. Você deve inserir os principais dados, como o valor que vai precisar, a sua renda, a localização do imóvel, etc.

Em seguida, o simulador vai mostrar qual será o valor de cada parcela, a taxa de juros, o prazo para pagamento e todas as principais informações sobre a operação.

3 – Separe seus documentos e solicite análise de crédito

Depois de fazer a simulação e ter certeza de que tem condições de arcar com o financiamento, você deve separar toda documentação necessária e fazer o pedido de análise de crédito no banco.

Veja abaixo os principais documentos:

4 – Leia bem o contrato antes de assinar  

Se a sua documentação for aprovada, o banco vai providenciar o contrato do financiamento. Leia atentamente todas as cláusulas, verifique as taxas e tarifas que estão sendo cobradas.

 Se estiver tudo certo, pode assinar!

Leia atentamente todas as cláusulas do contrato de financiamento antes de assinar

É fácil conseguir o empréstimo?

Todo empréstimo passa por uma análise de crédito antes de ser aprovado e o financiamento imobiliário não é diferente.

Se você tiver renda suficiente para pagar as parcelas e estiver com o nome limpo, as chances de ter o empréstimo aprovado aumentam bastante.

Já se você não tiver como comprovar renda, ou então estiver com o seu nome negativado nos órgãos de proteção ao crédito, como SPC e Serasa, conseguir o financiamento será muito difícil.

Conclusão

Se você quer realizar o sonho da casa própria, o financiamento para construção é uma boa alternativa.

Mas lembre-se: para conseguir ter o crédito aprovado, é fundamental ter como comprovar renda suficiente, pois a parcela não pode comprometer mais de 30% da renda familiar. Além disso, você não pode estar com o nome sujo!

Cumprindo esses pré-requisitos, você já pode fazer uma simulação e solicitar a análise de crédito no banco.

Quem sabe dentro de pouco tempo você já está construindo sua casa dos sonhos! Boa sorte! 

Equipe alt.bank

Nosso time de especialistas está focado em criar conteúdos relevantes para te ajudar a ter mais autonomia financeira e promover um sistema financeiro mais justo no Brasil.

Deixe um comentário