Como melhorar o score sendo negativado?

Home > Tudo sobre crédito > Como melhorar o score sendo negativado?

Ter o nome negativado é um dos principais fatores que impactam o score de crédito; saiba o que fazer neste caso

Ter um score de crédito bom é muito importante para que você consiga solicitar empréstimos, financiamentos e cartões com mais benefícios. 

Além disso, o score alto facilita a liberação de crédito em lojas para que você possa realizar compras parceladas pelo próprio estabelecimento.

No entanto, muitas pessoas que estão com o nome sujo ficam na dúvida se é possível melhorar o score mesmo estando negativado. 

Por isso, fomos pesquisar a resposta  com os próprios birôs de crédito, responsáveis pela elaboração do score.

O que é o score

Antes de tudo, vamos começar explicando o que é o score de crédito. Essa é uma nota que vai de zero até 1.000 e é calculada por birôs de crédito como Serasa, Boa Vista SCPC e Quod e serve para avaliar o perfil financeiro dos consumidores.

Na prática, o score classifica o histórico de pagamento dos consumidores levando em consideração os seus hábitos financeiros e estabelece uma nota para cada pessoa.

No final das contas, aquelas pessoas que têm score mais alto possuem mais chances de conseguir crédito, além de terem acesso a juros mais baixos. Isso acontece porque a probabilidade de que eles não paguem ou atrasem as parcelas é menor.

Já pessoas que têm um score baixo enfrentam mais dificuldades quando precisam de crédito, tanto nos bancos e financeiras, quanto nas varejistas que permitem compras financiadas com cartões próprios ou com carnês.

O motivo é que eles geram um risco maior de inadimplência para a instituição e isso é repassado em forma de custos para o próprio consumidor.

Entenda a pontuação

O score é calculado com base em diversas informações sobre a movimentação financeira de cada pessoa.

Dados sobre o histórico de crédito do consumidor e o seu cadastro positivo (que mostra os hábitos de pagamento do consumidor) são levados em consideração.

Após cruzarem as informações, os birôs de crédito utilizam um sistema de cálculo específico que emite a pontuação de cada um. A tabela de score é definida da seguinte maneira:

 ·       Até 300 pontos: alto risco de inadimplência

·       Entre 300 e 700: risco médio de inadimplência

·       Acima de 700: risco baixo de inadimplência

Melhorar o score estando negativado?

De acordo com os próprios birôs de crédito, um dos principais inimigos de uma boa pontuação é o nome negativado.

A forma exata como a nota é calculada não é divulgada. Mas os birôs deixam claro que o nome sujo impacta diretamente na pontuação e atua com um grande peso para mantê-la em níveis baixos.

“Para aumentar o score, limpar o nome é fundamental. Se você tem dívidas atrasadas, negocie com os credores e pague todas elas. Essa deve ser a sua prioridade. Sem isso, dificilmente você vai conseguir mudar o jeito que o mercado analisa o seu cadastro”, afirma a Serasa,  em seu site oficial.

Se estiver com o nome sujo, você até pode conseguir melhorar em alguns pontos a sua nota. Mas isso não será suficiente para mudar o seu score de nível e fazer você ser considerado um bom pagador.

Ou seja, se seu score for de 230 pontos e você estiver com o nome negativado, não vai conseguir melhorar o suficiente para sair do nível considerado como “alto risco de inadimplência”.

O que fazer para aumentar o score?

Não tem outro jeito: quem está com o nome negativado deve, em primeiro lugar,  quitar as dívidas que estiverem no cadastro negativo e limpar o CPF o mais rapidamente possível.

Para isso, o primeiro passo é realizar um levantamento de todos os débitos que estão atrasados. O ideal é acessar o site dos birôs que possuem cadastro de clientes negativados e fazer a pesquisa de todas as dívidas em aberto.

Lembre-se que será preciso se cadastrar nos sites das três instituições que prestam esse tipo de serviço: A Serasa, o Boa Vista e o SPC.

Com as informações em mãos, você deve tentar fazer uma negociação com os credores. Nesta hora, é importante avaliar informações como a taxa de juros do parcelamento da dívida e os descontos para o pagamento à vista.

Além de quitar todas as dívidas que estão em atraso, para aumentar o score você vai precisar melhorar seus hábitos de pagamentos.

Lembre-se de que é fundamental manter todos os seus débitos em dia, efetuando sempre o pagamento de cartões, financiamentos e empréstimos até a data do vencimento.

Afinal, cada vez que existe um atraso a tendência é que o score diminua, fazendo com que o consumidor seja visto como um mau pagador pelas empresas.

Os birôs de crédito também recomendam que os clientes mantenham seus dados cadastrais sempre atualizados nos sistemas dessas instituições. Isso porque a facilidade de encontrar um consumidor em caso de atraso de pagamento também é levada em consideração pelas empresas.

Conclusão

Como você pode perceber, enquanto estiver com o nome negativado você não vai conseguir ter um aumento de score e deve continuar enfrentando problemas sempre que precisar de crédito.

Por isso, procure negociar com os credores para quitar suas pendências financeiras o quanto antes.

Por fim, lembre-se: seu score não aumenta automaticamente depois que você limpa o nome. 

O aumento é gradual e acontece com o passar do tempo, desde que você mantenha seus pagamentos sempre em dia.

Equipe alt.bank

Nosso time de especialistas está focado em criar conteúdos relevantes para te ajudar a ter mais autonomia financeira e promover um sistema financeiro mais justo no Brasil.

Deixe um comentário