Cartão de crédito novucard

logo novucard 4

Score de crédito

Avatar photo

O que é score?

O score é uma nota calculada por birôs de crédito como Serasa e Boa Vista, que vai de zero até mil e serve para avaliar o perfil financeiro dos consumidores, indicando a sua probabilidade de atrasar ou deixar de pagar alguma conta.

Apesar de todos os mitos sobre score, ele funciona de forma bem simples. Antes de liberar o crédito, algumas empresas consultam a pontuação do cliente e conseguem avaliar de maneira mais simples e rápida o perfil de pagamento de cada pessoa e possíveis restrições cadastrais.  

Com base nestas informações, as empresas podem decidir se aprovam o crédito e qual será a taxa de juros cobrada na operação.

Como funciona o score de crédito?

O score funciona como um indicador de perfil financeiro baseado no seu histórico de crédito e pagamentos.

Em outras palavras, isso significa que os valores de todos os créditos que estão em seu nome, como o financiamento que você pegou para comprar sua casa e suas compras pagas com cartão de crédito, são levados em consideração para criar sua pontuação.

Se você tem o costume de pagar tudo em dia, não tem o nome sujo e possui produtos de crédito vinculados ao seu CPF, a tendência é que a sua pontuação seja mais elevada.

Como o score é calculado?

A nota é calculada com base em uma série de informações disponíveis sobre a movimentação financeira. 

Entre as principais estão o histórico de crédito do consumidor, dados sobre restrições em seu CPF – ou seja, se ele tem ou já teve o nome sujo -,  e também o cadastro positivo, que mostra os hábitos de pagamento do consumidor.

Após o cruzamento de todas as informações, os birôs de crédito utilizam um sistema de cálculo que emite a pontuação de cada pessoa de acordo com o seu perfil.

A tabela é definida da seguinte maneira:

·   Mais que 700 pontos: é considerado um risco baixo de inadimplência

·    Entre 300 e 700 pontos: é considerado um risco médio de inadimplência

 ·   Menos que 300 pontos: é considerado um alto risco de inadimplência

Como melhorar o score sendo negativado?

De acordo com os próprios birôs de crédito, um dos principais inimigos de uma boa pontuação é o nome negativado.

A forma exata como a nota é calculada não é divulgada. Mas os birôs deixam claro que o nome sujo impacta diretamente na pontuação e atua com um grande peso para mantê-la em níveis baixos.

Para aumentar o score, limpar o nome é fundamental. Se você tem dívidas atrasadas, negocie com os credores e pague todas elas. Essa deve ser a sua prioridade. Sem isso, dificilmente você vai conseguir mudar o jeito que o mercado analisa o seu cadastro”, afirma a Serasa, em seu site oficial.

Se estiver com o nome sujo, você até pode conseguir melhorar em alguns pontos a sua nota. Mas isso não será suficiente para mudar o seu score de nível e fazer você ser considerado um bom pagador.

Ou seja, se seu score for de 230 pontos e você estiver com o nome negativado, não vai conseguir melhorar o suficiente para sair do nível considerado como “alto risco de inadimplência”.

Desenvolvido por: Bulki e WPTotal