Renda extra: 21 ideias para aumentar seu rendimento

Home > Renda extra > Renda extra: 21 ideias para aumentar seu rendimento

Introdução 

Ter uma renda extra é o objetivo de muitas pessoas que querem complementar o que ganham com o trabalho formal ou mesmo aquelas que estão desempregadas, com o nome sujo ou precisam pagar as contas da casa.

Mas como conseguir um rendimento a mais todos os meses para sair do sufoco e até juntar um pouco de dinheiro para investir

Veja esse artigo com 21 opções de renda extra e escolha a melhor para você.

Como fazer renda extra? 

Com o aumento do uso da internet e sistemas modernos de transferência de dinheiro, como o Pix, fazer uma grana extra ficou mais fácil.

Existem diversas possibilidades de garantir uma renda extra, seja trabalhando de casa, usando o computador ou o celular, ou então presencialmente como autônomo.

Listamos aqui 21 opções para você escolher a que se encaixa melhor no seu perfil:

1. Venda roupas e calçados que você não usa mais

Vender roupas e calçados que são pouco utilizados, mas que estão em bom estado de conservação é uma das maneiras mais fáceis de conseguir uma renda extra rapidamente.

Dificuldade: Baixa

Ganho aproximado: Baixo

Opinião final: Fazer uma faxina no armário e colocar roupas e calçados em bom estado para vender em sites gratuitos é simples e demanda pouco tempo de dedicação. 

2. Venda objetos e eletrodomésticos que você não utiliza 

Sabe aquele micro-ondas que está encostado desde que você comprou um mais moderno? Ou o aspirador de pó que você já não utiliza porque ganhou outro de presente? Em vez de deixar esses objetos guardados, coloque-os à venda e faça dinheiro com eles.

Dificuldade: Baixa

Ganho aproximado: Médio

Opinião final: Vender objetos e eletrodomésticos pouco utilizados é simples, traz um resultado rápido e ainda deixa sua casa com mais espaço.

3. Monte uma loja virtual

Criar uma pequena loja virtual é uma outra ideia para conseguir uma renda extra. Para isso será necessário pensar no tipo de produto que você irá comercializar – como roupas, acessórios, bijuterias, etc –  e se preocupar com a logística de entrega.

Dificuldade: Alta

Ganho aproximado: Variável

Opinião final: Este tipo de atividade demanda uma dedicação maior, além de uma estratégia de vendas e cuidados com a entrega do produto. Mas o resultado pode ser compensador.

4. Faça artesanatos para vender

Velas aromatizadas, sabonetes, bordados, crochês, guirlandas de flores, entre diversos outros objetos podem ser feitos artesanalmente e colocados à venda para que você consiga uma renda adicional todos os meses.

Dificuldade: Alta

Ganho aproximado: Variável

Opinião final: Fazer artesanato para vender precisa de tempo e dedicação, além de algum investimento em matéria-prima, mas o retorno pode ser bem interessante. Essa pode até se tornar a renda principal se os negócios prosperarem.

Uma opção para conseguir um dinheiro a mais é produzir artesanato em casa e começar vendendo para amigos e conhecidos (Unsplash/Alex Jones)

5. Faça doces e salgados para vender 

Você cozinha bem e sempre recebe elogios pelos docinhos e salgadinhos que leva para as festas? Então utilize esta habilidade para conseguir uma renda adicional com a comercialização destes produtos entre amigos e conhecidos.

Dificuldade: Média

Ganho aproximado: Médio

Opinião final: Produzir e vender doces e salgados exige planejamento para comprar todos os ingredientes e habilidade na cozinha, mas pode ser uma boa fonte de renda extra. Quando a clientela aumentar, os ganhos podem crescer proporcionalmente.

6. Faça corte e costura

 Se você sabe costurar e tem uma máquina em casa, aproveite para fazer pequenos consertos em roupas ou mesmo confeccionar algumas peças para vender.

Dificuldade: Alta

Ganho aproximado: Médio 

Opinião final: Este tipo de atividade demanda um maquinário específico e habilidade de corte e costura. Se este for seu caso, utilize a seu favor e obtenha um rendimento extra.

7. Dê aulas particulares de idiomas 

Você é fluente em outro idioma que não seja o português? Então uma boa opção para obter uma renda extra é dar aulas particulares deste idioma, repassando todo o seu conhecimento para pessoas que desejam aprendê-lo.

Dificuldade: Fácil

Ganho aproximado: Médio 

Opinião final: esta é uma opção de renda extra para quem sabe falar fluentemente outro idioma. As aulas podem ser realizadas por webcam, facilitando ainda mais o processo.

8. Dê aulas particulares de instrumentos

Se você é músico ou sabe tocar muito bem algum instrumento, pode utilizar este conhecimento ensinando outras pessoas. Violão, guitarra, flauta, piano e bateria são apenas alguns dos instrumentos que podem ser ensinados por meio de aulas particulares.

Dificuldade:  Média

Ganho aproximado: Médio 

Opinião final: Em geral, aulas particulares de instrumentos costumam ser bastante solicitadas. Elas podem inclusive ser realizadas de forma online, por meio de uma webcam.

Que tal ganhar dinheiro ensinando algum instrumento que você sabe tocar muito bem? (Unsplash/Jacek Dylag)

9. Alugue a sua vaga de garagem

Se você mora em prédio ou casa e possui uma vaga de garagem sobrando, colocá-la para alugar é uma ótima alternativa para ter uma renda extra todos os meses.

Dificuldade: Baixa

Ganho aproximado: Médio 

Opinião final: Alugar a sua vaga de garagem permite um ganho fixo mensal de maneira simples e rápida, sem nenhum tipo de investimento.

10. Alugue quartos em casa 

Alugar um quarto em casa é uma forma de ganhar uma boa renda extra de forma rápida. Para isso, é importante que o cômodo esteja sempre limpo e com uma boa estrutura. Se a sua casa tiver uma edícula independente é ainda melhor para alugar.

Dificuldade: Baixa

Ganho aproximado: Alto 

Opinião final: É uma ótima opção para quem tem um quarto sobrando ou uma edícula em casa. Mas é preciso ter cuidados com a segurança. O ideal é utilizar plataformas como Airbnb para ter acesso a mais informações sobre a pessoa que vai se hospedar.

11. Trabalhe com tradução de textos

Para quem fala outro idioma fluentemente e tem ótimo conhecimento de gramática, fazer traduções nas horas vagas é uma maneira de conseguir um dinheiro extra no final do mês.

Dificuldade: Alta 

Ganho aproximado: Alto

Opinião final: É uma boa opção e pode render um bom dinheiro. Mas para isso, você vai precisar se organizar com prazos e se dedicar para conseguir clientes em potencial. 

12. Faça maquiagem, corte de cabelo ou manicure em domicílio 

Se você tem talento com serviços relacionados à estética, como corte de cabelo, manicure ou maquiagem, tem a opção de realizar estas atividades em domicílio, começando por amigos e conhecidos.

Dificuldade: Alta

Ganho aproximado: Variável 

Opinião final: É uma ótima opção, mas é preciso ter habilidade com esse tipo de atividade e se dedicar para que seus clientes fiquem satisfeitos. Dependendo de como for o seu trabalho, os ganhos podem ir aumentando com o passar do tempo.

13. Faça Delivery à noite ou nos finais de semana 

Os aplicativos de entrega cresceram muito nos últimos anos e a demanda por entregadores também aumentou. Os ganhos nesta atividade são garantidos, mas é preciso investir um bom tempo, além de ter um meio de transporte – como  moto ou bicicleta.

Dificuldade: Alta

Ganho aproximado: Variável

Opinião final: É uma atividade com bastante procura atualmente, mas exige bastante dedicação. Afinal, enfrentar o trânsito diário sobre duas rodas pode ser estressante e cansativo.

14. Ajude em mudanças

Ajudar em mudanças nos finais de semana é uma opção para quem quer ganhar um dinheiro a mais. Se você tiver uma camionete é melhor ainda: poderá oferecer serviços de pequenas mudanças com seu próprio carro.

Dificuldade: Alta

Ganho aproximado: Médio

Opinião final: Este trabalho exige força física e muita disposição, então é preciso estar preparado para encarar um grande esforço. A renda extra pode compensar.

15. Faça gestão de redes sociais 

O trabalho de social mídia está cada vez mais requisitado e se você sabe utilizar bem as ferramentas das redes sociais tem condições de se candidatar a esse trabalho nas horas vagas. Procure pequenos comércios perto da sua residência que queiram investir em mídias sociais e ofereça seus serviços.

Dificuldade: Alta

Ganho aproximado: Variável

Opinião final: É um trabalho que tem uma boa demanda, mas também há bastante oferta de serviços no mercado. É importante ter um computador e um celular com acesso a internet e, ao menos para começar, conhecimentos básicos de edição de vídeo e design.

Para ser um social media você precisa ter um computador e um celular com acesso a internet, além de conhecimentos básicos de edição de vídeo e design. (Unsplash/Firmbee.com)

16. Trabalhe como redator freelancer 

O trabalho de redator nas horas vagas pode oferecer um bom retorno no final do mês, dependendo de quantos clientes você tiver. Existem plataformas  de “freelancers” em que você pode se cadastrar para conseguir clientes e ir montando sua carteira com o passar do tempo.

Dificuldade: Média

Ganho aproximado: Variável

Opinião final: Trabalhar com redação de textos em casa vai exigir que você tenha ao menos um computador com acesso à internet. Mas não se esqueça de que para se dar bem nesta área é preciso ter um ótimo conhecimento em gramática, além de talento para redigir bons textos.

17. Seja um guia de turismo

Dá para ganhar uma grana a mais levando turistas para conhecer os principais pontos da sua cidade, como museus, praças, parques e monumentos históricos. Existem plataformas de “amigos para viajantes” em que você pode se cadastrar e oferecer esses serviços.

Dificuldade: Alta

Ganho aproximado: Variável

Opinião final: Com a pandemia do COVID-19, o setor de turismo sofre com a queda das viagens. No entanto, quando tudo isso passar e as coisas voltarem ao normal, se você gosta de conhecer pessoas e tem tempo disponível nos finais de semana – ou algumas horas na semana – essa pode ser uma fonte de dinheiro a mais no final do mês. Mas a demanda não é constante, então não dá para contar sempre com essa renda.

18. Crie um site ou blog 

Crie um blog ou um site em que você compartilha conteúdo sobre diversos temas – ou então focado em algum assunto específico. Você poderá obter rendimento com anúncios do Google, por exemplo, ou divulgando algum produto ou marca.

Dificuldade: Alta

Ganho aproximado: Variável

Opinião final: Para conseguir ganhar dinheiro com um site ou blog você precisa de ao menos um computador com acesso à internet. Será preciso dedicação para estudar se ainda não sabe como criar um site, depois produzir bastante conteúdo e obter acesso nas suas páginas, para que os anúncios paguem uma renda extra.

19. Cuide de Pets 

Você pode se oferecer para cuidar de pets enquanto seus tutores viajam ou estão trabalhando, por exemplo. Já existem inclusive plataformas específicas para este fim, que facilitam o contato com os possíveis clientes.

Dificuldade: Alta

Ganho aproximado: Médio

Opinião final: Para quem gosta de animais é uma boa opção para complementar a renda. Mas é preciso ter espaço em casa para abrigar os animais, ou então ir até a casa do cliente algumas vezes por dia, se ele preferir.

20. Faça passeios com animais

A procura pelos serviços de passeador de cachorros vem crescendo e já existem aplicativos que conectam clientes com os passeadores. O ideal é se cadastrar nesses apps para conseguir contatos mais facilmente.

Dificuldade: Média

Ganho aproximado: Médio

 Opinião final: Dá para ganhar um dinheiro extra com esta atividade. Para ter sucesso é necessário dedicar um bom tempo por dia e ter afinidade com animais.

Passear com pets pode ser uma boa opção para ganhar dinheiro (Unsplash/Matt Nelson)

21. Faça testes de sites e aplicativos 

 É possível ganhar algum dinheiro testando sites e aplicativos que ainda não foram ao ar. Para isso, é necessário se cadastrar em plataformas com essa finalidade e aguardar o contato das empresas, que buscam um perfil específico de usuário de teste.

Dificuldade: Baixa

Ganho aproximado: Baixo

Opinião final: É uma forma simples de ganhar algum dinheiro de casa. No entanto, lembre-se de que existem muitas pessoas que se cadastram e podem surgir poucas oportunidades de teste. Ou seja, a renda nunca é garantida.

Dá para ganhar uma renda extra de forma rápida?

Ganhar uma renda extra de forma rápida é o objetivo de muitas pessoas. No entanto, muitas vezes é preciso tempo e dedicação para atingir esse objetivo. 

Como vimos, em alguns casos, se você tiver um quarto disponível em casa ou uma vaga de garagem para alugar, poderá conseguir essa renda de forma mais rápida. 

É importante ter em mente que as coisas podem acontecer de forma diferente para cada pessoa. 

Portanto, comece com um planejamento para entender qual é a opção mais rápida e mais fácil de acordo com o seu perfil. 

Conclusão

Como você pode perceber, existem diversas alternativas para complementar a sua renda e conseguir um dinheiro a mais todos os meses.

Desde de trabalhos remotos, usando apenas computador com acesso à internet, até opções que exigem mais esforço físico e atendimento presencial.

Veja atentamente todos os prós e contras de cada atividade e qual delas melhor se adequa ao seu perfil e necessidades. 

Fique atento a promessas de dinheiro fácil que existem pela internet e tenha em mente que com planejamento, esforço e dedicação, você conseguirá atingir seus objetivos!

Equipe alt.bank

Nosso time de especialistas está focado em criar conteúdos relevantes para te ajudar a ter mais autonomia financeira e promover um sistema financeiro mais justo no Brasil.

Deixe um comentário