Cartão de crédito novucard

logo novucard 4

Autônomo

Avatar photo

O que é autônomo?

Ser autônomo significa trabalhar de forma independente, oferecendo serviços aos clientes em vez de ser um funcionário de tempo integral de uma empresa. 

Os autônomos geralmente realizam projetos específicos, prestam serviços ou gerenciam seus próprios negócios. 

O profissional autônomo normalmente não tem CNPJ e por isso não é considerado uma pessoa jurídica. 
Se for o caso, os autônomos podem se cadastrar no MEI para regularizar o seu negócio.

Como funciona o trabalho autônomo?

No trabalho autônomo, o profissional é responsável por sua própria gestão, horários, local de trabalho e, muitas vezes, pelo fornecimento de suas próprias ferramentas e equipamentos. 

Existem várias maneiras de ser autônomo, e a escolha depende das suas habilidades, interesses e objetivos. 

Alguns exemplos de trabalhos autônomos incluem motoristas de aplicativos, vendedores, consultores, cabeleireiros, corretores de imóveis, entre outros.

O trabalho autônomo oferece grandes oportunidades, mas também desafios, como a gestão financeira, a aquisição de capital de giro e a conquista de clientes.

Qual a diferença entre fazer bico e ser trabalhador autônomo?

O profissional autônomo é um trabalhador formalizado que paga Imposto de Renda, INSS e ainda está sujeito ao pagamento do Imposto Sobre Serviços (ISS). Ele usufrui de garantias trabalhistas, como aposentadoria, devidamente asseguradas.
Por outro lado, o profissional que faz bico não emite qualquer tipo de nota fiscal. Geralmente, trata-se de alguém que está complementando sua renda e não tem o trabalho ocasional como sua ocupação principal. No caso de ser sua principal fonte de renda, esta pessoa não terá direito a qualquer benefício trabalhista.

Desenvolvido por: Bulki e WPTotal