Cartão de crédito novucard

Selic

A Selic é a sigla para Sistema Especial de Liquidação e de Custódia, que representa uma taxa básica de juros utilizada no Brasil. Essa taxa é determinada pelo Comitê de Política Monetária (COPOM), que é uma entidade do Banco Central do Brasil responsável por definir a política monetária do país.

A taxa Selic é um instrumento importante para o controle da inflação e o equilíbrio da economia. Ela é utilizada como referência para diversas operações financeiras no mercado, como empréstimos, financiamentos, aplicações em renda fixa e outros investimentos. Sua variação influencia diretamente os custos do crédito e o rendimento de diversos produtos financeiros.

Quando a economia precisa de estímulo, o COPOM pode reduzir a taxa Selic, tornando o crédito mais acessível e incentivando os investimentos com rendimento online. Por outro lado, quando há risco de aumento da inflação, o COPOM pode aumentar a taxa Selic, o que pode desacelerar o consumo, controlar os preços e evitar pressões inflacionárias.

Na reunião de 20 de março de 2024, o COPOM decidiu reduzir a taxa Selic de 11,25% ao ano para 10,75%.

É importante notar que a taxa Selic pode impactar diversos aspectos da vida econômica do país e, por isso, é acompanhada de perto por investidores, empresários e cidadãos em geral.